Direitos

Citar outros trabalhos

É importante que seja corretamente informado sobre qualquer fragmento de texto (também alterado) que se adote literalmente ou que seja adaptado de outros trabalhos. Geralmente, fazer citações breves de outras obras é permitido se for requerido e se a fonte for corretamente citada.
Proíbe-se a adoção de grandes trechos textuais, figuras, índices, etc. que pertencem a outros trabalhos por razões dos direitos autorais reservados. Isto também é aplicado a qualquer apêndice do texto. Se houver alguma dúvida, as respectivas partes do manuscrito devem ser excluídas.

Universidade e direitos autorais

Segundo o conceito legal geral, o autor de um trabalho acadêmico científico é o único dono dos direitos autorais reservados e da exploração não comercial ou comercial do mesmo.
A universidade ou escola é uma instituição educativa científica e no final um lugar de provas. Desta forma é permitido o direito ao uso a respeito do conteúdo do mesmo no marco da sua própria pesquisa científica e educação (incluindo a publicação). A universidade/instituição, entretanto, não possui o direito de publicação, divulgação, duplicação nem exploração comercial sem a aprovação do autor.
Alguns autores transferem o direito de autor para as universidades, embora. Em tais casos, não haverá conflitos com os Termos e Condições Gerais da NEA. A transferência dos direitos autorais não exclui à universidade e não será implicada em nenhum problema.

Se o autor, contratado pela universidade, escrever o seu trabalho no marco de um projeto de pesquisa, a comercialização do mesmo será possível unicamente se a universidade aprovar.
Se o autor, contratado por empresas ou outras organizações, realizar um projeto de pesquisa a qual contenha dados internos ou informações confidenciais, o mesmo somente poderá ser publicado com a aprovação da respectiva empresa ou da organização.